ABCLIMA | Associação Brasileira de Climatologia ABCLIMA | Associação Brasileira de Climatologia

  1. Home
  2. Notícias

Lugar de mulher é na CIÊNCIA! 👩‍🔬🔭

Publicado em: 11/02/2026

Neste Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebramos as pioneiras que mudaram o mundo e as nossas associadas da ABClimatologia que constroem o futuro hoje.

A data foi estabelecida em 22 de dezembro de 2015, pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), com o intuito de conscientizar a sociedade de que a ciência e a igualdade de gênero devem caminhar juntas. Ao revisitarmos a história, percebemos que muitas mulheres permaneceram invisíveis na ciência, mesmo tendo atuação direta em descobertas que mudaram o rumo da humanidade. Hoje, utilizamos diversas tecnologias e itens que são frutos da dedicação dessas pesquisadoras, tais como:

  • Ada Lovelace: 💻📜 (Código de computador e algoritmos)
  • Hedy Lamarr: 📶📱 (Wi-Fi e comunicação sem fio)
  • Shirley Ann Jackson: 📞🧪 (Telefone de toque e fibra óptica)
  • Marie Curie: ☢️💎 (Radioatividade, Polônio e Rádio)
  • Letitia Mumford Geer: 💉🏥 (Seringa médica)
  • Gladys West: 🛰️🗺️ (GPS e Sistema de Posicionamento Global)
  • E as coisas do cotidiano que facilitou a vida de todos (A ciência está em todo lugar!), tais como: Melitta Bentz: ☕🧺 (Coador de café), Josephine Cochrane: 🍽️💧 (Máquina de lavar louças), Mary Anderson: 🚗🌧️ (Limpador de para-brisa).

Mesmo com uma história marcada pela presença feminina, a disparidade de gênero persiste. Segundo o relatório “Em direção à equidade de gênero na pesquisa no Brasil”, publicado pela Elsevier e Agência Bori (https://www.gov.br/observatorio/pt-br/assuntos/not...), o percentual de mulheres autoras de publicações científicas no país subiu de 38% em 2002 para 49% em 2022. Embora o Brasil seja o terceiro país com maior participação feminina na ciência (atrás de Argentina e Portugal), a contribuição cai de 51% entre as jovens pesquisadoras para 36% entre cientistas experientes, evidenciando o desafio da ascensão na carreira.

E a Associação Brasileira de Climatologia?

Embora tenhamos números equilibrados na distribuição geral de associados, certas categorias ainda apresentam predominância masculina. Do total de associados, 54.4% são homens e 45.6% mulheres. Na categoria de 'Graduandos', as mulheres são maioria com 54.1%. Dos Pós-graduandos, os homens são 57.2% e as mulheres 42.8%. Na categoria "Pesquisadores", a presença feminina conta com 42.5%. E os docentes do Ensino Médio são 42.9% de mulheres. Celebramos nossas pesquisadoras que, dia após dia, mostram que lugar de mulher é no laboratório, no campo, na análise de dados e onde mais ela desejar. Temos a certeza de que estamos no caminho certo. Vamos por mais!

Siga-nos
Facebook YouTube Instagram Twitter

© Direitos reservados 2023 | ABClima

operahouse