ABCLIMA | Associação Brasileira de Climatologia ABCLIMA | Associação Brasileira de Climatologia

  1. Home
  2. SBCG

XIII SBCG UFJF

Eixos temáticos do XIII SBCG 2018

1 - TEORIA E MÉTODO EM CLIMATOLOGIA

Este eixo abarcará a discussão acerca dos fundamentos e da construção teórica e metodológica da climatologia. Que podem estar relacionadas a abordagem clássica, ou numa perspectiva contemporânea. Propiciando um espaço para a divulgação, discussão, avanços e perspectivas sobre a construção teórica, metodológica e técnica na climatologia geográfica.

2 - CLIMATOLOGIA URBANA

Este eixo coloca em destaque os estudos aplicados em climatologia relacionados às cidades, especificamente os que caracterizam o clima urbano, seja na dimensão térmica, hídrica, da poluição do ar e a qualidade do ar, dos estudos teóricos e metodológicos, das mudanças climáticas, da variabilidade e os eventos climáticos extremos, dos riscos e vulnerabilidade, das escalas de análise, do planejamento e gestão das cidades, etc. Este eixo, através da apresentação de trabalhos e mesa redonda, permitirá uma importante troca de experiências, diálogo e análises entre estudos de casos, atividades de consultoria, experiências científicas, estudos técnicos aplicados, todos direcionados aos diferentes processos que ocorrem na escala de análise urbana, além do aporte teórico, metodológico e técnico que dão suporte às diferentes pesquisas de clima urbano.

3 - CLIMATOLOGIA REGIONAL E AGROCLIMATOLOGIA

Este eixo permitirá compreender os estudos climáticos na escala regional e os estudos aplicados em agroclimatologia. Estes abarcarão a compreensão do clima regional, na sua dinâmica hídrica, térmica, aerodinâmica, quando aplicados à agroclimatologia, na perspectiva do balanço hídrico, da produtividade, da variabilidade e mudanças climáticas e suas implicações seja na agricultura ou no clima regional, nos zoneamentos climáticos e agroclimáticos. Desta forma, este eixo por meio de discussões e apresentações de trabalhos, contribuirá com uma rica troca de experiências, diálogos e perspectivas, propiciando um acúmulo de conhecimento na compreensão da dinâmica climática regional e dos estudos aplicados em agroclimatologia.

4 - ENSINO DE CLIMATOLOGIA

Trasnposição didática de conteúdos de cunho climatológico ao banco escolares. Relação entre ensino de climatologia e a utilização do livro didático, no âmbito da educação básica. Experiências didático-pedagógicas de ensino-aprendizagem. Possibilidades de ensino em climatologia a partir do uso de aplicativos e mídias digitais. Ensino de climatologia através da dimensão simbólica, percepções e representações espaciais da música, literatura e demais expressões artísticas. Geografia do clima e as práticas de aula: reflexões e práticas. Instrumentação no ensino de climatologia. Difilculdades e possibilidades no ensino da climatologia.

5 - VARIABILIDADE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E EVENTOS EXTREMOS

Estudos teóricos e metodológicos da variabilidade e os eventos climáticos extremos, dos riscos e vulnerabilidade. Conflitos ambientais decorrente da produção desigual do espaço. Justiça ambiental, riscos, vulnerabilidades e resiliência. Adaptação e mitigação climática. Convenção do quadro das Nações unidas para as mudanças climáticas. Protocolos, metas, políticas e medidas frente às mudanças climáticas. Mecanismos de desenvolvimento limpo. Dinâmica atmosférica. Reuniões das partes (COP’s). Acordo de Paris. Ordenamento do território e Eventos extremos. Desastres ambientais.

6 - TÉCNICAS E TECNOLOGIAS APLICADAS À CLIMATOLOGIA

Sensoriamento remoto e temperatura de superfície. Seleção de anos-padrão e análise ritmica. Proposta de classificação de unidades climáticas. Métodos de interpolação especial: vantagens e desvantagens. Precipitação estimada por uso de satélites. Teleconexões atmosféricas. Técnicas estatísticas aplicadas ao estudo do clima.

7 - CLIMA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Este eixo propõe discussões sobre a ação do clima, das condições de tempo atmosférico, da variabilidade e das mudanças climáticas, como um fator ambiental, que influencie na saúde das pessoas. As variações abruptas nas temperaturas, as “ondas de calor” e as “ondas de frio”, a poluição atmosférica, os longos períodos de estiagem e a ocorrência de eventos pluviométricos extremos influenciam, diretamente, na qualidade de vida e na saúde das pessoas potencializando a proliferação de vetores e o surgimento de doenças e outras patologias. Sendo assim, as atividades referentes a este eixo (apresentações de trabalhos etc.) permitirão a ampliação do debate e do conhecimento sobre a influência do clima, relacionado à saúde, na qualidade de vida das pessoas.

8 - MODELAGEM APLICADA A CLIMATOLOGIA

A tentativa de representar a dinâmica atmosférica, os tipos climáticos e os estados de tempo por meio da modelagem consiste em grandes desafios para os estudiosos do clima. Abrangendo temas que vão desde a simulação climática em escala global e regional (Modelos Climáticos Globais e técnicas de regionalização) até a modelagem climática local (clima urbano, uso de SIG e outros recursos, por exemplo), a proposta deste eixo é de ampliar as discussões sobre a representação da dinâmica climática por meio do uso de modelos (quantitativos e qualitativos), com o intuito aprofundar o conhecimento e o debate sobre o assunto.

9 - CLIMATOLOGIA: TEMAS TRANSVERSAIS E CONTEMPORÂNEOS

Sem dúvida, o eixo temático mais abrangente do evento uma vez que possibilitará discussões que transcendam as temáticas tradicionais dos eventos da Climatologia Geográfica. A relação dos principais temas transversais (Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, por exemplo) e dos temas contemporâneos com a Climatologia possibilitará o aprofundamento das discussões no campo do conhecimento geográfico como, por exemplo, os refugiados do clima - devido às mudanças climáticas – a questão ética ambiental (climática) junto às comunidades fragilizadas pelas alterações climáticas, as (novas) vocações econômicas das estâncias turísticas climáticas e outras localidades, a questão da saúde de certos grupos sociais em detrimento dos fenômenos climáticos, os desastres socioambientais associados a fenômenos atmosféricos extremos etc. Enfim, as discussões decorrentes das atividades deste eixo contribuirão para a ampliação do conhecimento transversal relacionado à climatologia.

Siga-nos
Facebook YouTube Instagram Twitter

© Direitos reservados 2023 | ABClima

operahouse