APRESENTAÇÃO

A ABClima (Associação Brasileira de Climatologia) e o LABOCLIMA (Laboratório de Climatologia) da UFPR tem a honra e a satisfação de realizar o XI SBCG - Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica - no período de 14 a 17 de Outubro de 2014 na cidade de Curitiba/PR. Juntamente ao XI SBCG acontecem o V SIMPEC – Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos- e uma reunião da CoC-UGI (Comissão de Climatologia da União Geográfica Internacional).

A decisão pela realização deste XI SBCG foi tomada na assembleia deliberativa do X SBCG que ocorreu na cidade de Manaus, nas dependências da UFAM, em dezembro de 2012. O evento de Curitiba dará continuidade a uma história de encontros de estudiosos do clima no Brasil iniciada no ano de 1992 quando, nas dependências da UNESP-Rio Claro, foi realizado o primeiro deles. Após aquela oportunidade a comunidade de climatólogos do Brasil (geógrafos, meteorologistas, agrônomos, arquitetos, engenheiros, etc.) se reuniu a cada dois anos nas cidades de:

1996 - Presidente Prudente/SP, 1998 - Salvador/BA, 2000 - Rio de Janeiro/RJ, 2002 - Curitiba/PR, 2004 - Aracaju/SE, 2006 - Rondonópolis/MT, 2008 - Caparaó/MG, 2010 - Fortaleza/AM, e 2012 - Manaus/AM.

Os simpósios brasileiros de climatologia tem apresentado uma crescente participação de pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de várias áreas do conhecimento que tem no clima um ponto de interação temática, tanto teórica quanto aplicada. Em boa parte dos eventos já realizados a participação de colegas do exterior tem sido registrada, tanto na condição de palestrantes convidados quanto de simposistas, que trazem suas contribuições para o conhecimento e debate de estudiosos brasileiros.

Na realização do evento de Curitiba a comunidade brasileira terá a oportunidade de uma interação mais direta e institucionalizada tanto com a comunidade de climatologia internacional quanto aquela particularmente sediada no Estado do Paraná. O evento será realizado em parceria com a CoC-UGI (Comissão de Climatologia da União Geografia Internacional) e também dará sequencia aos simpósios paranaenses de estudos climáticos; a articulação das escalas local-regional e internacional proporcionará, assim, amplos debates acerca dos temas de interesse dos climatólogos e da sociedade em geral.

O SBCG consolida-se cada vez mais como um dos mais importantes eventos da climatologia brasileiros. O seu reconhecimento tem se dado tanto pela sociedade científica-acadêmica nacional quanto internacional afeita aos assuntos relacionados à atmosfera e ao clima, quanto por importantes instituições de ensino e pesquisa tais como universidades, CNPQ, CAPES, FAPs, ANPEGE, AGB, etc.

A ABClima assume, doravante e conforme deliberação da assembleia de Manaus, a responsabilidade pela realização do SBCG. Ela torna-se, assim, a instituição ao qual o evento tem vinculação oficial, sendo que a organização do mesmo é uma atribuição da equipe local que o sedia. A interação entre uma e outra na promoção do evento constitui-se num ponto fundamental para o êxito do simpósio; sua legitimação pela comunidade é que garante o seu sucesso.

Nos Anais do evento constam os 242 trabalhos avaliados e aprovados pela Comissão Científica do evento, na qual foram envolvidos colegas do Brasil e do exterior, que juntos avaliaram as 270 contribuições recebidas em conformidade às normas previamente estabelecidas.



O TEMA CENTRAL DO EVENTO

 

Variabilidades e mudanças climáticas globais: Estado da arte e perspectivas para a interação sociedade – natureza é a temática central e aglutinadora das conferencias, palestras e debates que serão travados nos quatro dias de realização do evento em Curitiba. A eleição desta temática para nortear as atividades do XI SBCG – V SIMPEC – CoC-UGI visa proporcionar a reflexão sobre a temática-problemática das mudanças climáticas globais, assunto de primeira ordem da pauta científica, econômica, cultural e política da contemporaneidade. Eivada de controvérsias e incertezas esta temática estará no centro das discussões das conferencias e mesas-redondas, sendo o objetivo principal do evento aquele de colocar em evidencia as mais recentes construções teóricas e conhecimentos acerca dela.

 

EIXOS TEMÁTICOS

 

Seis são os eixos temáticos escolhidos para aglutinar as contribuições científicas dos participantes do XI SBCG – V SIMPEC – CoC UGI. O conteúdo deles tanto figura como parte essencial das conferencias quanto compõe o temário das mesas-redondas e demais atividades do evento. São eles:

 

1. Teoria e metodologia dos estudos do clima: Avanços e perspectivas
Este eixo do XI SBCG – V SIMPEC – CoC UGI aglutinará as produções científicas e os debates mais recentes acerca da construção teórica e metodológica de interesse da climatologia. Tanto os trabalhos relacionados diretamente ao escopo dos pensamentos, concepções e métodos da climatologia, quanto aqueles voltados à construção da compreensão das variabilidades e mudanças climáticas, encontrarão neste eixo temático o nicho propício à identificação dos avanços e perspectivas do conhecimento relacionado à climatologia.

 

2. Modelagem quantitativa e qualitativa em climatologia
Desde sua configuração como campo específico do conhecimento científico a climatologia tem trabalhado com a perspectiva da modelização. A representação de grande parte da circulação e dinâmica atmosférica, tipos climáticos, estados e tipos de tempo, interação clima-sociedade, etc. tem se utilizado de modelos para elaborar a compreensão tanto geral quanto de aspectos particulares do clima. No âmbito das variabilidades e mudanças climáticas globais e, sobretudo, com o avanço das tecnologias informacionais e de comunicação das últimas décadas, a elaboração de modelos tem se tornado cada vez mais importante. Visando simular situações climáticas pretéritas, presentes e futuras, bem como utilizando-se de dados quantitativos e qualitativos, a modelagem desafia permanentemente os climatólogos ao exercício da abordagem da interação sociedade-clima. As contribuições vinculadas a este eixo durante o evento deverão colocar em evidencia a perspectiva da modelização nos estudos climáticos.

 

3. Riscos, vulnerabilidades e resiliência associados ao clima
O estudo dos riscos associados ao clima, especialmente aos eventos climáticos extremos ou desastres naturais, tornou-se um campo de alto interesse da ciência, posto que envolve importantes demandas sociais. Aos riscos climáticos se associam as vulnerabilidades sociais que explicitam, de maneira direta, as diferentes susceptibilidades dos grupos humanos, ou seja, elas revelam que os impactos dos riscos se diferenciam em função de condições sociais, econômicas, políticas e culturais inerentes às desigualdades sociais. Muito recentemente a literatura atinente ao tema tem atrelado a abordagem da resiliência ao tema dos desastres naturais de origem climática, formando um tripé de considerável importância nos dias atuais. Considerando-se os cenários das vulnerabilidades e mudanças climáticas questiona-se: Como estão sendo tratados os riscos, vulnerabilidades e resiliência pelos estudiosos do clima? Este eixo temático do evento visa colocar em destaque o estado atual do conhecimento acerca da temática e pontuar os avanços alcançados recentemente.

 

4. Climatologia aplicada: Clima urbano, agroclimatologia, saúde, etc.
Compreendendo a parte aplicada da climatologia este eixo visa colocar em destaque os vários campos de atuação direta dos estudos climáticos, quais sejam aqueles ligados às cidades (clima urbano), às áreas rurais (agroclimatologia), à saúde (clima e saúde), etc. Os estudos de casos, as experiências em pesquisas, as atividades de consultoria, etc. compõem as grandes fontes das contribuições científicas e debates que animarão este eixo relacionado diretamente à climatologia aplicada. A apresentação dos trabalhos e as discussões vinculadas à temática deste eixo permitirão as trocas de experiências diversas e a analise das teorias e métodos que dão suporte à atuação dos estudiosos, pesquisadores e outros profissionais que colocam em prática, cotidianamente, o fazer e o produzir climatologia.

 

5. Ensino de climatologia
O conhecimento em climatologia compõe diferentes disciplinas acadêmicas, sendo a geografia, a física, a agronomia, a arquitetura e a engenharia aquelas que mais diretamente trabalham com este conhecimento no campo do ensino superior. Deste conjunto de disciplinas apenas a geografia é aquela que desenvolve atividades didático-pedagógicas para crianças, adolescentes e jovens – ensinos fundamental e médio – no ensino pré-universitário. As experiências com as atividades de ensino de climatologia são bastante ricas e diversas, desde o campo teórico até o das atividades práticas. Este eixo do evento visa abrir aos estudiosos do clima, envolvidos de alguma maneira com o ensino da climatologia, a oportunidade de apresentar suas construções analíticas ou práticas desta atividade de alta relevância para o avanço do conhecimento na área.

 

6. Climatologia tropical: Estudos e perspectivas
O estudo da climatologia tem ganhado cada vez mais importância na atualidade, especialmente devido às preocupações associadas às mudanças climáticas globais. Os cenários difundidos pelo IPCC, por exemplo, explicitam mudanças mais profundas e mais impactantes para as altas latitudes, e menos intensas nas baixas, áreas do domínio dos climas tropicais. Estes, todavia e antes mesmo das preocupações com as mudanças climáticas globais, demandam a dedicação dos estudiosos do clima, pois a baixa atmosfera e todo seu dinamismo nas zonas tropicais ainda é relativamente pouco conhecida. Este eixo 6 do XI SBCG – V SIMPEC – CoC UGI visa colocar em destaque as contribuições mais recentes sobre os climas tropicais, ou seja, pretende que os estudiosos destes domínios climáticos possam apresentar suas contribuições de temas tanto específicos como gerais dos climas das baixas latitudes.

 

 

HOMENAGENS


Desde a realização dos primeiros SBCGs as coordenações responsáveis pela organização dos mesmos, e posteriormente com a participação da ABClima, dedicaram especial atenção ao reconhecimento pela contribuição de colegas para o avanço do conhecimento climatológico e pela institucionalização da ABClima. Neste contexto é que vários colegas, iminentes professores e/ou pesquisadores, foram homenageados pelo conjunto dos climatólogos ao longo dos últimos vinte anos do SBCG e quatorze da ABClima.


A escolha dos homenageados tem ficado sob a responsabilidade da Comissão Organizadora do evento e diretoria da ABClima que, geralmente, toma por base tanto a produção científica, pedagógica ou outra que determinados colegas construíram no escopo da climatologia, quanto a dedicação de alguns à organização e estruturação deste campo do conhecimento no Brasil.


A homenagem prestada pela ABClima e estudiosos do clima no Brasil constitui-se tão somente numa forma simbólica de reconhecer a dedicação de determinadas pessoas ao desenvolvimento científico e ao engrandecimento da sociedade. No evento a ser realizado em Curitiba também serão homenageados colegas que preenchem o perfil acima exposto, sendo que a escolha dos nomes está sendo tratada com carinho pelos responsáveis pelo evento.

 

Homenageados indicados pela ABClima:


Prof Dr João Afonso Zavattini (UNESP)
Profa Dra Maria da Graça Barros Sartori (UFSM - in memorian)
Homenageados indicados pela CoC-UGI:
Prof Dr Annick Douguedroit (Univ Aix-em-Provence) - France

 

 


PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO

 

ABCLIMA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CLIMATOLOGIA
DIREÇÃO 2012/2014
DR CHARLEI A. SILVA – PRESIDENTE
DR EDSON FIALHO – VICE-PRESIDENTE
DR VALDIR STEINKE – SECRETÁRIO
DR. WILSON FLAVIO F. ROSEGHINI – TESOUREIRO
DR. FRANCISCO MENDONÇA – COORD CIENTÍFICA

 

UFPR – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
PROF DR ZACK AKEL SOBRINHO -REITOR
PROF DR DONIZETI GIUSTI - SETOR DE CIENCIAS DA TERRA – DIRETOR
PROF DR ADILAR A. CIGOLINI - DEPT GEOGRAFIA – CHEFE
PROFA DRA OLGA LUCIA C. F. FIRKOWSKI - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – COORDENADORA
PROFA MS ELAINE CASSIA LIMA FRICK - COORDENAÇÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

 

LABOCLIMA E NEHPGEO
PROF DR FRANCISCO MENDONÇA - COORDENADOR

 

 

 

LOCAL DO EVENTO e CONTATOS

 

FIEP –FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS DO PARANÁ
CENTRO DE EVENTOS
Avenida Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico. Curitiba/PR
Email: brazilclima2014@gmail.com - www.abclima.ggf.br/sbcg2014


ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA:
UFPR – Dep Geografia / LABOCLIMA
Secretaria do XI SBCG / V SIMPEC / CoC-UGI Meeting
Edifício João José Bigarella – Sala 210 / Centro Politécnico – Jardim das Américas
81531-970. Curitiba / PR (Brasil)

 

 

 

 

Apoiadores